quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O FAMOSO pãozinho australiano (e a manteiga!)

(agora que eu percebi quanto tempo eu passo longe desse blog. CreeemDeusPai!)

Achei a receita lá no Brogui. Mas não segui à risca. ("ah vá, Carla? Jura? Num credito.") 

Se você analisar bem os ingredientes, vai ver que é um pão super delicioso saudável! =D Pronto. Pode comer durante a semana, mas com ricota light. kkkkkk (de nada! Só não conta pra sua nutricionista!)

Vamo lá?

Pão delícia:

- 1 xícara de água morna (MORNA significa "que dá pra botar o dedinho dentro sem queimar" - se for mais quente que isso, vai matar os bichinhos que fazem a mágica do fermento)
- 2 xícaras de farinha de trigo branca
- 1 xícara de farinha de trigo integral
- 1 xícara de farinha de centeio (eu usei integral também - achei pra comprar lá na rede Mundo Verde. - Oi, Mundo Verde! Quer patrocinar o blog? Juro que posto mais vezes! kkkkkk)
- 1 colher de sopa de chocolate em pó (usei cacau em pó, mais forte, mais delícia)
- 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina (lembram da regra dos 70%? Só dá pra usar margarina em receita que vai manteiga se tiver mais de 70% de lipídios na fórmula)
- 1/4 de xícara de melado de cana (eu usei mel, na verdade. Pre-gui-ça de voltar no Mundo Verde, já que no mercado não tinha.)
- 1 colher de chá de sal
- 3 colheres de sopa de açúcar mascavo
- 1 pacotinho de fermento biológico seco instantâneo
- Fubá a gosto (pra polvilhar no pão. NÃO MISTURA NA RECEITA, pfvr)

Manteiguinha: 

- 200gr de manteiga (lá no restaurante que-vocês-sabem-qual-é acho que é manteiga sem sal. Faça como achar melhor, com ou sem sal.)
- de 1/4 a 1/2 xícara de água gelada (quanto menos água e mais batedeira, melhor)

Modo de fazer: (testei os dois modos. O pão que eu comecei na batedeira ficou mais MACIO. E dá menos trabalho. Mas ainda assim, tem que sovar na mão um pouco)

MODO 1: basicão

Numa travessa funda, coloque as farinhas de trigo, a de centeio e o cacau. Misture. Abra um buraco no meio da mistura e despeje a água morna. Com uma colher (usei uma de pau, revestida com silicone), misture bem. Junte a manteiga e o sal. misture. Acrescente o mel ou melado, o açúcar mascavo e o fermento. Misture até quando conseguir com a colher. Não tá adiantando mais, mão na massa. Vire a bola de massa na bancada LIMPA e levemente enfarinhada. Sove a massa até ficar elástica. Volte a bola para a travessa, cubra com um pano úmido e deixe descansar por 1h. (não diminua o tempo, vai por mim. Contestei o tempo com a famosa "bolinha no copo com água" e deu em cima.) - Aproveite esse tempo pra fazer sua manteiguinha!

MANTEIGA: Modo de fazer: 

Suuuuper difícil. Põe a manteiga amolecida na batedeira. (PELOAMORDEDEUS não me vai derreter a pobre no micro. Deixa pra fora da geladeira. Quando amolecer, você usa.) Comece a bater. Aumente a velocidade. Despeje a água bem gelada, devagar. Não ponha mais água. Bata bastante, até a mistura virar um creme clarinho e mega-ultra-blaster cremoso. Tá pronta. Despeje numa tigela e deixa na geladeira enquanto isso. 

A massa cresceu? "Sim!" Maravilha. Próximo passo. (não? Você esperou 1h? Tem certeza? Vai lá conferir o relógio de novo. "Carla, eu esperei, sim, tá?" Então seu fermento deve estar velho. Compra um novo e começa tudo de novo. Sorry. T.T)  

Divida a massa em 2 partes iguais (ou 3, se você não for gulosa/o feito eu - hahaha), e modele os pães como na foto. Vale cobrir a assadeira com tapete de silicone (feito eu), papel manteiga, ou só enfarinhar um pouquinho, mesmo. Pegue seu fubá (achou que eu tinha esquecido, né? na-não!) e peneire sobre os pãezinhos formados. Ponha em cima do fogão, cubra com um pano seco e deixe descansar por mais 40 minutos. (de novo, vai por mim. Fica melhor. Já testei diminuir esse tempo. Não deu certo. rs)
Aliás, quando der 30 minutos de descanso, vai lá ligar o forno. Médio. Nos 10 minutos que falta pro pãozinho descansar, seu forno vai ficar tinindo!
Descansados, as belezas vão pro forno até dourar. No meu forno (que é meio doido, devo admitir) deu 35 minutos. 

Assou? Ficou lindo? Parabéns! Agora é só partir, passar aquele creme dos deuses e NHAC!

Agoooooora, se você é dos meus, e tem uma batedeira potente (<3 Neide - ah é, não apresentei. Neide é minha batedeira. rs), economize seu serviço. 

Modo de fazer - batedeira POWER. 

Bote todos os secos na batedeira. Bata em velocidade BAIXA (senão voa tudo pela cozinha) pra misturar. Junte os líquidos e o fermento. Bata mais até formar uma bola. A própria batedeira vai sovar um pouco por você. Tire a bola de massa da travessa, despeje na bancada LIMPA e sove até ficar bem elástica. Daí é só seguir daí pra frente o que eu escrevi no "modo basicão" 

Assou? Delícia! Aproveite!

um beijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário