terça-feira, 28 de junho de 2011

Torta de maçã com gengibre (essa é pra impressionar!)

Oi, gente!!

Andei meio relapsa com vocês esses dias, mas eu voltei! Linda, loira e cozinheira! rs A receita da vez é uma adaptação da Appleberry Pie, do chef inglês Jamie Oliver (que eu amo de paixão). Não é das mais fáceis, mas com um pouco de paciência vocês conseguem fazer. É só seguir direitinho a receita e esperar os elogios! 

Vamos ao que interessa? Respira fundo e vem comigo! 


Você vai precisar de:


  • rolo para abrir massa
  • travessa grande
  • plástico filme
  • travessa de louça ou vidro "pirex" para assar e servir a torta
  • colher, xícara, mesa ou balcão de pedra ou metal LIMPO.
  • panela grande
  • fogão e forno
  • liquidificador


Ingredientes:

Para a MASSA:

  • 500g de farinha de trigo branca, e mais um pouco para polvilhar
  • 100g de açúcar de confeiteiro
  • 01 colher (café) de sal
  • 250g de manteiga sem sal cortada em cubinhos (não dá certo com margarina)
  • 02 ovos brancos grandes
  • 01 colher (sopa) de leite


Para o RECHEIO:

  • 10 maçãs Fuji, sem cascas, sem miolo, cortadas em pedaços
  • 03 laranjas-lima (só o suco)
  • 08 colheres (sopa - cheias) de açúcar branco
  • 01 colher (sopa - cheia) de farinha de trigo
  • 01 colher (sopa - rasa) de gengibre fresco cortado em tirinhas


Para a COBERTURA:

  • 01 ovo branco pequeno batido com um garfo
  • 03 colheres (sopa - rasas) de açúcar demerara (aquele que parece um monte de pedrinha de melaço)


Modo de fazer: (faça nessa ordem, o tempo dá certinho)

MASSA: Numa travessa grande, coloque a farinha, o açucar e o sal. Misture. Junte a manteiga em cubo e aperte com os dedos até misturar tudo. A massa nesse ponto deve parecer com uma farofa grossa. Separe um punhado (cerca de 1 xícara de chá sem encher) dessa farofa e reserve. Na travessa grande, junte os ovos e o leite e volte a mexer até virar uma massa lisa e clara. Cubra com filme plástico e ponha na geladeira para descansar por 1h.

Enquanto isso, faça o RECHEIO: Tire o suco das laranjas e despeje na panela que você vai usar. Junte o açúcar e o gengibre. Descasque as maçãs, tire o miolo e corte em pedaços não muito grandes (essa parte é demorada, mas não desanime!!). Vá juntando os pedaços de maçã na panela com o suco de laranja, para que não escureçam. Misture  tudo e ponha no fogo para cozinhar até que fiquem macias. Isso leva uns 15 minutos. 

Quando as maçãs estiverem cozidas, retire a panela do fogo. Reserve. Agora é a hora de acender o forno em temperatura baixa/média (cerca de 180oC). Tire a massa da geladeira para que volte à temperatura ambiente enquanto você prepara o purê de maçã.

PURÊ DE MAÇÃ: Separe metade das maçãs cozidas, com o suco que juntou no fundo da panela e bata no liquidificador. Junte a colher de farinha. Bata mais um pouquinho. Reserve.

MASSA: Numa superfície não porosa limpa, jogue um pouco de farinha para a massa não grudar. Separe 1/3 (um terço) da bola de massa para fazer a tampa da torta. Você agora vai abrir os 2/3 que sobraram. Com o rolo de macarrão, abra a massa até que fique mais ou menos uma massa de pizza: não muito fina e circular. ESSA PARTE É COMPLICADA: (não desista, se errar, abra a massa e tente novamente) apoie o rolo em uma das beiradas da massa, e enrole a massa NO rolo. Você tem que levantar a massa aberta para colocar na travessa para assar. Desenrole a massa do rolo sobre a travessa. Ajeite no fundo e laterais. Vai sobrar umas beiradas. Não corte essas sobras! Vai ficar uma delícia depois.

RECHEIO: Despeje o purê de maçã que você fez por cima da massa, dentro da travessa (óbvio, né?!)  Disponha os pedaços de maçã que sobraram na panela de forma uniforme. Seu recheio está pronto! =)

Pegue aquele ovo batido que foi ignorado no início e pincele por toda a borda da massa. Isso vai ajudar a tampa a "grudar" na massa das laterais. Ignore o ovo novamente.

TAMPA DA MASSA: Na mesma superfície não porosa e limpa, coloque aquele 1/3 da massa que você separou. Abra com o rolo da mesma forma que você fez com o outro pedaço. Novamente, enrole a massa aberta no rolo para tampar a torta. Desenrole por sobre a travessa, tampando a torta. Vai sobrar nas laterais de novo, não corte essas rebarbas. Pegue o ovo batido anteriormente ignorado e pincele por toda a superfície da torta, caprichando nas laterais. Dobre as rebarbas para dentro, por cima da tampa, de forma a montar uma "muretinha" em volta da torta. (nossa, essa foi péssima, eu sei, mas ficou bem ilustrativo, né?!) Aperte com os dedos para que não solte ao assar. (aqui em casa, essa é a parte mais gostosa da torta... rs) 

FINALIZANDO: Pegue aquele punhado de massa farofenta que você deixou de lado bem no início da receita e polvilhe sobre a tampa da torta. Faça o mesmo com o açúcar demerara. Fica absolutamente maravilhoso isso depois de assado. (infelizmente a ideia não é minha, é do Jamie Oliver mesmo. rs) Faça um corte em formato de X bem no meio da tampa da torta, para que o vapor tenha por onde sair. Leve ao forno e deixe assar por uns 40 min, ou até que fique bem dourada. 

Sirva quente ou morno, acompanhada de uma bola de sorvete de creme, baunilha ou nata (meu preferido). Também fica muito gostosa geladinha, mas o recheio não fica tão cremoso. Bom apetite!!

Um beijo!











Nenhum comentário:

Postar um comentário