segunda-feira, 25 de abril de 2011

Risoto de linguiça e vodka


Oi de novo!! Essa é uma receita que eu fiz pra aproveitar uma linguiça artesanal super forte que estava aqui em casa. Ninguém comia, de tão forte que era, daí eu coloquei no risoto e a linguiça sumiu! rs Dá pra fazer com calabresa (trocando a vodka por pinga) ou qualquer outra linguiça seca, daquelas de petiscar em boteco. Use a imaginação!

Ingredientes:

02 xícaras (café) de arroz arbóreo
500ml água
01 tablete de caldo de carne
02 colheres (sopa) de manteiga
02 colheres (sopa) de azeite extra-virgem
01 pitada de sal
01 pitada de pimenta-do-reino
um punhado de linguiça seca cortada em fatias finas
1/2 copo de vodka
01 cebola pequena cortada em cubinhos bem pequenos
02 dentes de alho socados com azeite
02 folhinhas de manjericão pra enfeitar (se quiser, é claro)
02 colheres (sopa) de parmesão ralado (na hora, de preferência)

Modo de fazer:

Coloque a água pra ferver numa jarra com o tablete de caldo de carne dentro. Você vai usar esse caldo para fazer o risoto, então deixe no fogo enquanto faz o resto a seguir.
Numa panela pequena/média, no fogo médio, coloque 1 colher de manteiga e 1 colher de azeite. Quando a manteiga derreter, adicione a cebola picadinha. Refogue um pouco e junte o alho socado. Lembre-se que o alho frita mais rápido que a cebola, e você não pode deixar nenhum dos dois queimar. Cebola e alho devem estar murchos e transparentes, sem dourar.
Aumente o fogo e junte o arroz. Refogue rapidamente para não grudar no fundo, até que todos os grãos pareçam brilhantes de forma homogênea.
Jogue (com cuidado) a vodka. Misture bem. Vai sair um vapor super forte, então tira a cara de cima da panela!!! (rs) Continue mexendo delicadamente até que o líquido suma.
Abaixe o fogo. Coloque uma concha do caldo de carne. Junte o sal, a pimenta-do-reino e a linguiça fatiada. Misture delicadamente até que o arroz incorpore o caldo. O intuito, aqui, é que o arroz absorva cada concha de caldo por vez, para pegar bem o sabor e não cozinhar rápido demais. (senão fica duro por dentro e mole demais por fora!)
Assim que começar a secar, coloque outra concha de caldo e repita o procedimento até que o arroz esteja cozido. (pra isso você tem que experimentar) O arroz deve estar macio, mas não muito mole.
Assim que estiver cozido, desligue o fogo e junte a colherada de manteiga que sobrou e o parmesão. Mexa rapidamente e tampe a panela. Deixe descansar por 2 minutos (isso vai fazer com que o risoto chegue na cremosidade típica e deliciosa!). Sirva em seguida!

Um beijo!

4 comentários:

  1. Carlinha o blog está demais! Parabéns!!! O nome é *T*U*D*O*D*E*B*O*M*!! Beijo, Paty.

    ResponderExcluir
  2. duda.camara@hotmail.com27 de abril de 2011 às 14:19

    gostei dos ingredientes! E ficou bom, mesmo? Me convida!

    ResponderExcluir
  3. Paty, sua linda!!!!! Que bom que gostou!!! Daqui um pouquinho eu posto mais! =)

    ResponderExcluir
  4. Maria!! Ficou uma delícia como vc pode ver na foto! rs Que tal um CHEF A DOMICILIO?? =D

    ResponderExcluir